Crows

Título: Crows
Título Original: クローズ
Título em Português: “Corvos”
Autor(a): TAKAHASHI Hiroshi
Artista: TAKAHASHI Hiroshi
Ano: 1990-1998
Volumes: 26 (concluído no Japão)
Gêneros: Shounen, Ação, Comédia, Delinquentes.
Tipo: Manga
Serialização: Gekkan Shounen Champion (Akita Shoten)

Sinopse:
Bouya Harumichi é transferido para o colégio Suzuran, mas essa não é uma escola qualquer, ela é conhecida como “A Escola dos Corvos”, frequentada por estudantes delinquentes. Visando alcançar o topo da escola, Bouya desencadeia uma série de eventos vividos pelas mais perigosas gangues e escolas da área.

Crows retrata a vida de estudantes desapegados ao sistema, ou seja, delinquentes; mas não confunda delinquente com bandido, pois qualquer vagabundo pode se tornar um bandido, mas pra ser delinquente primeiro você precisa ser um cara legal! (palavras tiradas do próprio manga). Esses alunos problemáticos não enxergam os assuntos acadêmicos como a coisa mais importante na vida, possuem uma visão diferente, rebelde, sedenta por uma vida repleta de emoção e não meros elogios por ser um bom menino e seguir uma rotina adulta estúpida e sem sentido. Mas o problema é que a vida não é um parque de diversões nem um filme de ação, e é aí que eles são confrontados com a dura realidade e decidem se rebelar, fundar gangues, cair na farra, curtir a vida, cultivar amizades, viver em prol do hoje, gozar da liberdade. Mas não entenda errado, Crows não é um manga sobre um bando de arruaceiros, pois esses mesmos garotos possuem acima de tudo dignidade, sentimentos, valores e amizades muito bem cultivadas. Crows é um manga violento, rebelde, dramático, mas ao mesmo tempo é muito bem preenchido com momentos hilariantes. Aqui vai uma frase que resume muito bem o manga, retirada do próprio manga: “Prefiro ser odiado pelo público como um corvo do que ser um pássaro engaiolado”; daí o nome do manga, Crows = Corvos.

Crows é um dos melhores mangas que li/leio; leitura obrigatória pra quem gosta de um shounen de macho cheio de porrada e pra quem curte dar boas risadas.

Crows é o antecedente do manga “Worst”, sendo que os eventos de Crows ocorrem dois anos antes da entrada de Hana em Suzuran que dá o pontapé inicial para a geração Worst.

Também foi criado um anime em formato OVA, entitulado “Koukou Butouden Crows”, com apenas dois episódios de 45 min. cada. O OVA conta apenas o comecinho da história. (O OVA pode ser baixado no nosso parceiro SmallBerserker.)

Há também dois filmes, entitulados “Crows Zero” e “Crows Zero II”, que retratam acontecimentos em Suzuran que antecedem o manga de Crows.

UNIVERSO CROWS

Além da história principal de 26 volumes, original de 1990, o universo de Crows possui vários títulos complementares:

Crows Gaiden (1995, 1 vol) [já lançamos]
História complementar sobre o Trio Ebizuka, Bandou Hideto e Bouya Harumichi na época do ginasial, ou seja, cronologicamente falando, este gaiden antecede a história principal.

Crows Gaiden: Linda Linda (2009, 2 vol) [lançaremos se sair em inglês]
História complementar sobre Rindaman e seu amigo Yoshidome Keiichi na época do ginasial. Um spin-off das brigas de Rindaman.

Crows Zero (2008, 9 vol – em andamento) [não pretendemos lançar]
Um spin-off baseado no filme. Conta sobre a passagem de Takiya Genji, filho de um chefe da yakuza, por Suzuran anos antes do evento principal. Desenhado por Naito Kenichiro e escrito com o apoio de Takahashi Hiroshi e Mutou Shougo.

Crows Zero II – Suzuran x Houen (2012, 3 vol – em andamento) [não pretendemos lançar]
Escrito por Takahashi Hiroshi e desenhado por Tetsuhiro Hirakawa.

Harumichi (2008, 3 vol)
História paralela a Worst. Feito em parceria entre Takahashi Hiroshi e Suzuki Dai.

Kuzu!! – Another Crows: Kuzugami Tatsuo (2012, 1 vol – em andamento)
Um spin-off sobre Kuzugami Tatsuo. Escrito e desenhado por Sukuzi Dai.

Next Crows Supplementary Story (1998, 1 vol) [já lançamos]
História complementar sobre a quarta geração do The Front of Armament e Kizu Kyousuke.

QP: Soul of Violence (1999, 8 vol) [já lançamos]
História independente pertencente ao mesmo universo de Crows.

QP Gaiden (2004, 1 vol) [já lançamos]
História complementar de QP.

QP Gaiden: Azuma Ryou (2013, 1 vol – em andamento)
História complementar de QP sobre Azuma Ryou. Escrito por Takahashi Hiroshi e desenhado por Imamura KSK.

QP Tom & Jerry Gaiden – Tsuki ni Te o Nobase (sem mais informações)
História complementar de QP sobre a dupla assassina “Tom & Jerry”. Escrito por Takahashi Hiroshi e desenhado por Okushima Hiromasa.

Sono Go no Crows (2001, 1 vol) [já lançamos]
História complementar cronologicamente posterior à série principal. Praticamente um prólogo de Worst.

Suzuran Danshi Koukou Nyuugaku Annai (1 vol)
Não sei do que se trata.

Worst (2002, 32 vol – em andamento) [em lançamento pelo nosso parceiro Small Berserker]
Sequência de Crows.

Worst Gaiden (2009, 1 vol) [já lançado pelo nosso parceiro Small Berserker]
História complementar de alguns personagens de Worst.

We Are the Worst! (2003, 2 vol)
Um Character Data Book de Worst com omakes e extras.

Nota: Há muitos trabalhos paralelos no Universo Crows, talvez esta lista não esteja completa. Caso saiba de algo para acrescentar, favor nos informar.

Nota II: Além dos trabalhos do Universo Crows, Hiroshi Takahashi também tem outros trabalhos originais como: Kiku (lançado aqui), Aozora Nine, Drop, Eleven, Examurai Sengoku, Hey! Riki, etc.

-Clique nas capas para baixar os volumes da série principal:

Anúncios

19 respostas para “Crows

  • bucky

    Ja ouvi falar de WORST.
    Yagami vc tem planos pra WORST ou esses mangas baseados nos filmes de CROWS

    • david_yagami

      Dificilmente farei Worst, mas você pode encontrar alguns volumes no nosso parceiro Small Berserker. Quanto ao manga baseado nos filmes não acho algo muito interessante já que não é uma coisa original, mas os gaidens de Crows eu pretendo fazer todos desde que saia em inglês.

  • bucky

    Vou dar uma olhada no smal valeu pela resposta

  • Samuel EngHaw

    não consigo acesso aos volumes 22, 23 e 24…os links aainda estão ativos? agradeço pelo ótimo trabalho com Crows, é um de meus quadrinhos prediletos…

  • Samuel EngHaw

    problema resolvido (acho q fiz downloads demais pelo mediafire e ele travou ^^) mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho!

  • Bruno

    Links dos volumes 25 e 26 estão offline :/

  • Fábio

    Amigo, obrigado pelo trabalho em disponibilizar essa mangá para nós. Eu mesmo sou tradutor de comics e sei o trabalho que dá. Eu só queria informar que a página 48 do capítulo 45 tá corrompida.

  • Rivaldo Arequipa

    Legal, nunca tinha visto. Vou baixar, agradeço por disponibilizar!

  • homemsemsobrenome

    O link do 15 não está mais funcionando…

    Legal pra caramba o blog, vou começar a acompanhar vocês.

  • ryuujitora

    Fala galera do P.O.R.R.A, muito bom esse manga. Brigadão a todos que participaram do projeto ajudando de uma forma ou outra. Tem como vocês me dizerem se tem alguma complementação sobre o Harumichi? Tpw, algo a mais pra se saber sobre o que passou com ele? Obrigado desde já e espero que a minha pergunta não seja um spoiler e nada parecido.

  • guilhermedsat

    olá, venho aqui agradecer a vocês por traduzirem este mangá de otima qualidade, descobri ele e vocês através do”fansubber anime torrent traker”, agora quero eu saber por vocês ou por quem tenha lido os outros volumes se realmete vale a pena investir algum tempo lendo outra obra que derive de crows, seilá, quando parece que algo da certo os caras inventão um monte de coisa só pra ganhar mais dinheiro sem ter a mesma qualidade que tem a obra inicial,por favor, vale mesmo a pena ler esta casetade de obras derivadas de crows???

    • david_yagami

      Os gaidens são importantes ler, pois são histórias complementares. QP é uma história independente com outros personagens, não tem relação com Crows, e é um ótimo mangá também. Worst é uma continuação cronológica, mas independente também, no caso é o que mais chega perto de ser considerado “mais do mesmo”; se você leu Crows e ficou com “sabor de quero mais”, Worst é a saída, mas se você ficou satisfeito com Crows, não achará muita novidade em Worst. Mas QP ainda vale bastante a pena, e os gaidens de Crows são leitura quase obrigatória, pois eles ajudam a entender o antes e o depois da história e ainda aprofundam no background de alguns personagens.

  • Leandro Urameshi

    Final da abertura do yu yu hakusho pra vcs ! kkkk

  • bran

    Queria ler pelo menos o crows zero e crows zero II, uma pena não ter mas obrigado por organizar as informações, esclareceu bastante.

  • Jônatas Santos

    Poxa, não consigo achar em local nenhum o Worst para Download, o blog do SmallBerserker parece que não existe mais e só acho links para lê-los online, eu queria muito ter as scans para ler sempre, alguém tem uma dica de onde eu possa achar Worst para Download?

Deixe seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s